terça-feira, 24 de novembro de 2009

inflamação e ação dos antiinflamatórios

Inflamação

Um estímulo nocivo externo ou um “corpo estranho” detectado pelo tecido pode causar uma lesão tecidual. Ocorre a liberação de mediadores hiperalgésicos clássicos, como a bradicinina, substancia P, histamina, serotonina e complemento, (Vasoativas e Algógenas). A liberação desses mediadores depende da liberação de pequenas proteínas chamadas citocininas. Estes processos desencadeiam a ativação de uma Proteína G na membrana do nociceptor, a qual desencadeia uma reação na membrana celular da célula lesada que sofrerá a ação da fosfolipase A,liberando o ácido araquidônico. Este por sua vez, por ação de duas enzimas (ciclooxigenase e lipooxigenase)originam Prostaciclina, prostaglandinas, Tromboxano e Leucotrienos. Essas substâncias sensibilizam o nociceptor, uma vez que provoca um aumento da concentração de cálcio intracelular e ativação dos canais de sódio, dessa forma a geração de impulsos elétricos é facilitada, ocorrendo um abaixamento do limiar de ativação do receptor. Esse processo é chamado de hipersensibilização. Esse estímulo é captado pelo neurônio periférico e levado ao tálamo e córtex, onde será interpretado a intensidade e haverá a consciência da dor.






Ação dos antiinflamatórios

Os ditos hormonais (esteróides), também conhecidos como glicocorticoides, corticóides ou corticosteróides, são agentes inibidores da produção de prostaglandinas e leucotrienos pela ação inibitória sobre a enzima fosfolipase A, por meio da liberação de lipocortina-1 (mediador protéico antiinflamatório). Os glicocortocóides reduzem a transcrição de várias proteínas inflamatórias, como algumas citocinas, óxido-nítrico sintetase induzida e ciclooxigenase 2. Tal efeito explica grande parte de suas ações farmacológicas.
Já os não hormonais promovem inibição da ciclooxigenase, interferindo na produção de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos. Tem uma ação reduzida em relação aos primeiros, pois não vão inibir os leucotrienos, pois a lipooxigenase permanece ativa, mantendo parte do processo inflamatório inalterado. Seu principal uso é na redução dos sintomas da inflamação como a dor e o edema. alguns exemplos são a aspirina e ibuprofeno.

Fernanda Fraissat Santana

0 Comments: