sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Câncer de Pele: O Extremo da exposição à Radiação Solar

Um belo bronziado ou um câncer de pele?

Você quem escolhe, mas vale lembrar que o câncer de pele faz parte dos cânceres mais metástaticos que existem. E metastases podem matar.

O Grande Vilão Dessa história: Raios ULTRAVIOLETA, denominados pela sigla UV.
Existem vários tipos de raio ultravioleta, o que os diferencia são os comprimentos de onda característicos de cada um. UV-A, UV-B e UV-C, nessa ordem, tem comprimentos de onda que diminuem mas a capacidade carcinogênica do UV-A é maior que a do UV-B e UV-C.

O Sol emite constantemente esses raios que bombardeiam a Terra. Porém, a destruição da camada de Ozônio está elimando com o filtro natural que impedia que esses raios bombardeassem a Terra diretamente. Consequentemente, nós seres humanos e outros seres estamos mais expostos a essas radiações.

Exposições prolongadas durante o período de sol a pino (de 10 da manhã às 4 da tarde) aumentam a chance de se desenvolver o câncer de pele(melanoma).

Como essas radiações podem provocar o câncer?

As radiações UV são capazes de promover uma mutação na base pirimidica timina. A radiação é capaz de provocar a ligação entre duas bases timina próximas alterando a conformação do DNA e assim liberando oncogênes capazes de provocar o câncer e destruir com genes supressores de tumor.
Câncer de pele mata. O que é melhor, ficar belo por um verão ou morrer de câncer?

0 Comments: