domingo, 1 de novembro de 2009

Enfim um pouco de Biofísica. Radiações.

Todos estamos expostos diariamente a uma quantidade enorme de radiações, algumas comuns e não nocivas como as ondas de rádio e outras perigosas a saúde como os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol. Existe limites à essa exposição? Como as células reagem ao bombardeamento constante?

Primeiramente uma breve definição sobre radiação.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga elétrica e magnética.
A partir do conteúdo energético dessas radiações podemos classifica-las em: Radiações Ionizantes e Radiações não ionizantes.

As radiações não ionizantes possuem baixo conteúdo energético. São ondas eletromagnéticas como a luz, o calor, as ondas de rádio e o micro ondas e são capazes de excitar átomos.
Radiações ionizantes são emitidas por núcleos instáveis e por isso possuem alto nível energético. São radiações capazes de modificar o estado físico ou provocar a ionização de átomos a sua volta. Exemplos: Radiações alfa, beta, gama, ultravioleta e raios-x.


Cada radiação possui o poder de penetrar objetos como uma folha de caderno, uma placa de chumbo ou a própria pele. E é ai que mora o perigo. Atravessando a pele, as ra
diações são capazes de ionizar/excitar os átomos das macromoléculas orgânicas que constituem nosso corpo alterando a função e a forma caracteristica dessas moléculas.Não podemos deixar de citar que a exposição do ser humano às radiações aumentou enormemente no último século. Em apenas um século inventamos os reatores nucleares, a radio terapia, o diagnóstico por imagem(raio-x, tomografia, ressonância magnética...), os radio isótopos, a cultura de alimentos irradiados, a bomba atômica(?)...



O quanto nosso corpo pode aguentar essa super exposição a radiação? Quais são as alterações biológicas provocadas? De que forma nosso corpo reage? No próximo post responderemos a essa pergunta.

Matheus Rocha Pereira Klettenberg

0 Comments: