terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sejam Bem-Vindos!

olá!somos estudantes de medicina da Universidade de Brasília e criamos esse blog com a proposta de explicar o que acontece com nosso corpo quando nos encontramos em situações extremas.

Cada organismo tem o seu limite, consegue alcançar patamares diferentes e resistir a condições adversas quando há necessidade. Os limites do corpo humano vão além de dualismos como frio/quente ou alto/baixo. Todo ano atletas quebram recordes que desafiam sua resistência. Quanto de estresse você agüentaria? Quanta dor você suportaria? Qual nível de carência de nutrientes você toleraria? A quanta radiação você resiste? São exatamente esses extremos que pretendemos abordar em nosso trabalho.
O estresse, que talvez seja o mais relativo deles, pode levar o nosso organismo ao extremo afetando diversos sistemas e causando diversos sintomas. Pretendemos abordar principalmente a desregulação dos níveis hormonais e suas conseqüências, como a queda na eficácia do sistema imunológico e os danos físicos e psicológicos irreversíveis aos quais o nosso organismo está suscetível quando submetido a longos períodos de estresse.
A dor tem percepção e intensidade que variam dependendo do organismo devido a fatores genéticos, hormonais, ambientais e até psicológicos. Focaremos majoritariamente o metabolismo químico intra e extra celulares com o estudo dos receptores epidérmicos, dos mediadores e das terminações nervosas. Pretendemos também explicar os princípios de ação e os efeitos de algumas drogas anestésicas.
A carência dos alimentos necessários para o funcionamento do nosso organismo caracteriza a desnutrição. Essa disfunção atinge países dos mais diversos continentes, sejam eles de terceiro ou de primeiro mundo, seja por opção ou não, por falta de recursos da população ou por vaidade. Neste projeto pretendemos discutir as mais diversas causas e conseqüências da desnutrição, e a interferência dela nas vias metabólicas e processos bioquímicos do organismo.
A radiação é um tema freqüentemente discutido desde a descoberta de seus efeitos nocivos. Sobre ela pretendemos analisar os extremos que o corpo é capaz de suportar quando exposto a materiais radioativos ou doses perigosas de radiações eletromagnéticas, dentre elas as ionizantes. Procuraremos focar nas alterações bioquímicas provocadas nas cadeias metabólicas com ênfase no processo canceroso; e trataremos em especial do caso de Chernobyl, Ucrânia.
A musculatura do nosso corpo é constantemente trabalhada, seja por necessidade ou vaidade. É comum ver pessoas exaurindo seus músculos em academias e notícias de recordes, principalmente esportivos, sendo ultrapassados. Muitos levam sua musculatura ao extremo, comprometendo-a temporariamente ou definitivamente. Pretendemos analisar a exaustão física e os processos bioquímicos que a envolvem, assim como tentar estabelecer um nível ate o qual o exercício físico ainda é saudável.

0 Comments: