quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pessoas que tentam superar seus limites



Os auditores do RankBrasil, Livro dos Recoredes Brasileiro, Luciano Cadari e Iolete Cadari, estiveram acompanhando no palco do programa Melhor do Brasil na Rede Record, o recorde de Gilberto Cruz com o "Maior Número de Prendedores no Rosto".
Ele colocou 132 prendedores de roupa no rosto,"comecei treinando com alguns prendedores, depois fui aumentando o número, o problema é a dor constante, treinei poucas vezes, mas coloquei o máximo que pude”, diz Gilberto.
Após a retirada dos prendedores o rosto fica deformado por alguns minutos, mas com o tempo as marcas desaparecem.
Redação: - Aline F. Cardoso - 16/01/2006/ Revisão: - jornalista Raquel Susin - 10/07/2007

Você sabe o que acontece com seu corpo quando este é submetido a tais situações?
Será que vale a pena se prejudicar pela fé ou pela fama?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Introdução ao conceito de desnutrição


Vou começar com uma breve introdução ao conceito de desnutrição.
Desnutrição é o nome que se dá à doença causada pela carência qualitativa ou quantitativa de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais. Suas causas são variáveis e incluem todos os problemas capazes de interromper o processo de nutrição, desde a falta de ingestão de alimentos (desnutrição primária), até a falta de utilização de nutrientes pelas células (desnutrição secundária).
Nas situações de fome, a desnutrição pode afligir dezenas de milhares de pessoas. Isso acontece, por exemplo, com pessoas que fogem em meio a guerras, sem tempo ou capacidade de levar alimentos, ou quando pragas ou secas impossibilitam a colheita para populações essencialmente agrícolas.
Quando não há o que comer o corpo entra num ciclo vicioso: a falta de alimentação gera falta de energia e fadiga. Ao perder as forças, a pessoa deixa de se mexer, de falar, e os mecanismos reguladores da fome deixam de funcionar: não se tem mais a sensação de fome ou sede, e o estômago se atrofia. Aos poucos se perde o contato com o mundo. A desnutrição severa pode provocar falência dos órgãos, anemia, infecção generalizada e outras patologias graves.
Normalmente a desnutrição atinge pessoas de baixa renda e, sobretudo, crianças dos países mais pobres. Os países em desenvolvimento respondem por 95% do total de desnutridos do planeta.
Tipos de desnutrição

Os indivíduos desnutridos podem ser separados em dois grupos: os casos moderados, que necessitam de reposição alimentar durante algumas semanas ou meses, e os casos severos, cuja vida está em risco, que necessitam cuidados médicos intensivos, além de alimentos especialmente concebidos paras as situações de fome.

A Desnutrição Aguda Moderada aumenta a vulnerabilidade às doenças. É o estágio que precede a desnutrição severa, que deve necessariamente ser evitada.
A Desnutrição Aguda Severa manifesta-se pelo emagrecimento extremo, podendo levar à morte. As crianças menores de cinco anos são as primeiras a serem afetadas, assim como as mulheres grávidas ou que amamentam, e os idosos.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de desnutrição severa:
Kwashiakor - Tipo de desnutrição causada pela carência de proteína. Privado de nutrientes o corpo consome seus próprios recursos e modifica suas funções, como o equilíbrio celular. A água das células migra de forma diferente, formando edemas que incham o corpo. Por isso algumas crianças desnutridas têm o estômago, o rosto, os braços, as mãos e os pés inchados. Além do inchaço, a pele ressecada se rompe com a pressão e surgem úlceras que infeccionam. Os cabelos se tornam brancos ou avermelhados.
Marasmo - Tipo de desnutrição causada pela falta de calorias. Sem receber os nutrientes necessários para manter as funções vitais como respiração e batimentos cardíacos, o corpo passa a buscar energia nas reservas de gordura e nos músculos. A criança com marasmo está extremamente emagrecida, tem os traços emaciados, os músculos atrofiados. A pele parece grande demais para o corpo. É como a pele de um idoso.

Desnutrição Infantil
A desnutrição é uma das principais causas de nascimentos de crianças abaixo do peso normal, crianças que tem mais chances de adoecer durante a infância, adolescência e vida adulta. Há estudos recentes que indicam a existência de vínculos entre desnutrição infantil e o surgimento de doenças como
hipertensão, diabetes
e doenças coronárias.
Até manifestações leves de desnutrição podem limitar o desenvolvimento físico e intelectual de uma criança, fazendo com que esta tenha maiores chances de
evadir-se da escola com tenra idade, fato que pode contribuir para manter o atual índice de analfabetismo
entre as populações de baixa renda.
As complicações decorrentes da desnutrição podem ser:
anemia severa, diminuição da secreção do ácido clorídrico (que tem, entre algumas funções, a capacidade de “esterilizar” o que comemos) no estômago e, em função disso, proliferação de bactérias (fato que já predispõe a um número maior de doenças), resposta muito lenta do sistema imunológico, visto que o organismo não possui nutrientes para produzir células de defesa e perda de massa por parte de vários músculos, no caso do coração, isto pode acarretar em morte
.
Quando há casos de desnutrição não grave o paciente deve ser tratado em casa (principalmente no caso de crianças), visto que o ambiente hospitalar propicia, através de contágio, o aparecimento de doenças em organismos debilitados. Quando, porém, o quadro do paciente é crônico ou ele habita um lugar com condições deploráveis de vida, ele deve ser imediatamente hospitalizado, neste caso, a pessoa pode apresentar sintomas como: hipotermia,
hipoglicemia, anemia grave, taquicardia, tendências hemorrágicas, pneumonia, desidratação, sarampo, icterícia (aspecto amarelado da pele) e sinais de colapso circulatório (mãos e pés frios, pulso fraco e consciência diminuída).

Sejam Bem-Vindos!

olá!somos estudantes de medicina da Universidade de Brasília e criamos esse blog com a proposta de explicar o que acontece com nosso corpo quando nos encontramos em situações extremas.

Cada organismo tem o seu limite, consegue alcançar patamares diferentes e resistir a condições adversas quando há necessidade. Os limites do corpo humano vão além de dualismos como frio/quente ou alto/baixo. Todo ano atletas quebram recordes que desafiam sua resistência. Quanto de estresse você agüentaria? Quanta dor você suportaria? Qual nível de carência de nutrientes você toleraria? A quanta radiação você resiste? São exatamente esses extremos que pretendemos abordar em nosso trabalho.
O estresse, que talvez seja o mais relativo deles, pode levar o nosso organismo ao extremo afetando diversos sistemas e causando diversos sintomas. Pretendemos abordar principalmente a desregulação dos níveis hormonais e suas conseqüências, como a queda na eficácia do sistema imunológico e os danos físicos e psicológicos irreversíveis aos quais o nosso organismo está suscetível quando submetido a longos períodos de estresse.
A dor tem percepção e intensidade que variam dependendo do organismo devido a fatores genéticos, hormonais, ambientais e até psicológicos. Focaremos majoritariamente o metabolismo químico intra e extra celulares com o estudo dos receptores epidérmicos, dos mediadores e das terminações nervosas. Pretendemos também explicar os princípios de ação e os efeitos de algumas drogas anestésicas.
A carência dos alimentos necessários para o funcionamento do nosso organismo caracteriza a desnutrição. Essa disfunção atinge países dos mais diversos continentes, sejam eles de terceiro ou de primeiro mundo, seja por opção ou não, por falta de recursos da população ou por vaidade. Neste projeto pretendemos discutir as mais diversas causas e conseqüências da desnutrição, e a interferência dela nas vias metabólicas e processos bioquímicos do organismo.
A radiação é um tema freqüentemente discutido desde a descoberta de seus efeitos nocivos. Sobre ela pretendemos analisar os extremos que o corpo é capaz de suportar quando exposto a materiais radioativos ou doses perigosas de radiações eletromagnéticas, dentre elas as ionizantes. Procuraremos focar nas alterações bioquímicas provocadas nas cadeias metabólicas com ênfase no processo canceroso; e trataremos em especial do caso de Chernobyl, Ucrânia.
A musculatura do nosso corpo é constantemente trabalhada, seja por necessidade ou vaidade. É comum ver pessoas exaurindo seus músculos em academias e notícias de recordes, principalmente esportivos, sendo ultrapassados. Muitos levam sua musculatura ao extremo, comprometendo-a temporariamente ou definitivamente. Pretendemos analisar a exaustão física e os processos bioquímicos que a envolvem, assim como tentar estabelecer um nível ate o qual o exercício físico ainda é saudável.